sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A locução Publicitária ...


O mercado de locução realmente é muito extenso e tenho comigo que a locução publicitária é não só o caminho da independência como também a forma mais lucrativa de fazer dinheiro com locução. Não estar preso a uma empresa, não ter um patrão no pé, e ser o administrador do seu próprio tempo são apenas algumas das vantagens existentes na locução publicitária.

Contudo na locução publicitária não tem espaço para amadores ou aventureiros. As agências de publicidade buscam interpretação cabal, dicção perfeita e um diferencial na voz que prenda a atenção do ouvinte de forma imperativa, facilitando assim a venda dos produtos ou serviços que estão sendo ofertados no Spot ou Job (comercial) em questão.

Vejo muita gente se titulando como "locutor Publicitário" só porque compraram uma mesinha Behringer e um microfone Condensado. 
Fazem de tudo para se colocar no mercado ofertando locução por cinco dez reais... Esses "metidos" somem do mercado com a mesma velocidade que aparecem. Motivo? A locução publicitária é bem mais que uma voz bonita! Exige técnica, preparo, interpretação de texto e total profissionalismo.

Depois de mais de dez anos com passagens em rádios AM, FM e TV, ingressei na locução Publicitária.

Hoje tenho mais de dez anos no ramo de forma que seria impossível passar em poucas linhas todo o conhecimento adquirido ao longo desses anos. Mas vou dar algumas dicas que considero preciosas para os aspirantes a "locutor Publicitário".

1- Nunca grave um texto sem antes ler e entender o conteúdo como um todo. Leia quantas vezes for necessário para identificar:
- Palavras de pronuncia difícil (elas devem ser sublinhadas), 
- Lugares onde você fara as tomadas de ar (coloque um travessão (/) para pequenas tomadas e dois (//) para pausas mais longas.

2- Identifique o personagem do Texto. Todo o texto tem um personagem escondido. Ele tem suas características próprias, Altura, peso, sotaque ou não, ele tem um estado de humor também, Ele pode estar feliz, empolgado, vibrante, sinestésico, etc. Descubra quem é o personagem do Texto e de vida a ele! O locutor publicitário deve ser um (ator da voz).

3- Pergunte-se quem é o publico alvo do comercial que você esta gravando, qual a instrução deles? Faixa etária, etc. Quanto mais próximo do ouvinte for a locução maior sera a aceitação do produto, serviço ou ideia que esta sendo ofertada.

4- Nunca envie para agencia apenas uma opção! Faça tons diferentes na voz e interpretações diferentes no texto dando um legue de opção maior para agencia bem como facilitando a vida do editor do áudio.

5- Na hora de cobrar  tenha em mente que o valor deve ser compatível com  qualidade do seu serviço. Digo isso porque vejo gente vendendo off de 30 seg a dez reais e isso não é só uma lastima mas também um atestado claro da falta de profissionalismo.  Para mim eles são amadores, e assinam embaixo quando trabalham com esses preços.

6- Nunca deixe de ler... Leia livros, jornais, revistas ebooks e até bula de remédio se for o caso mas nunca deixe de treinar a leitura. Não existe meio para ser um profissional da voz se não tiver uma boa leitura.

7- Quer ser um profissional da voz? Então cuide dela! Coma maças para limpar as cordas vocais, gengibre para manter os graves. Faça exercícios "diários" de articulação e pronuncia.
Não grite, isso agride seu bem maior - sua garganta! 

Acesse meu site se quiser ver modelos de meus trabalhos tudo que tem nele é único e exclusivamente na minha voz. No menu você encontrará a aba "Curso de Locução" lá tem uma vídeo aula Gratis!

Cristiano Miyagui / Locutor Publicitário / Ator / Apresentador


   

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